Moda Masculina: 6 dicas para se vestir bem no dia a dia

6 dicas para se vestir bem no dia a dia

Vestir-se bem é um desafio para grande parte dos homens: É difícil encontrar desde a infância pessoas para conversar sobre este assunto. Muitas vezes, o interesse do homem está distante da moda, mas quando atingem o período final da adolescência e início da vida adulta, se deparam com um mundo onde estar por dentro deste mundo é muito mais necessário do que se imaginava.

Devido a isso, preparamos algumas dicas para que você possa se vestir bem. Além disso, tentaremos lhes tornar mais conscientes sobre vários conceitos de moda, não precisando, assim, consultar amigos ou a internet com tanta frequência. Sendo assim, conheça 6 dicas para se vestir bem no dia a dia e exercite a sua criatividade para aplicar o que aprenderá hoje.

Moda masculina: Por que estar atualizado?

Estética é um rumo da filosofia que estuda a beleza e suas implicações na sociedade. Por não divergir gênero ou sexo, não são apenas as mulheres que devem se importar com este conceito: Os homens também passam por muitos julgamentos pelas suas aparências, seja em momentos da vida pessoal ou em ambiente de trabalho. Por isso, todo homem deve estar por dentro dos conceitos básicos e das tendências da moda masculina.

Hoje em dia, a relevância da estética para os homens já é muito maior. Com uma boa procura, achará referências para lhe ajudar no processo de se vestir melhor e outras dicas de styling. Como você compreende melhor agora o valor da estética, sigamos com as dicas para o seu visual.

Dica Nº 1: Faça adaptações em suas roupas com uma costureira

Se você pensa que estamos falando necessariamente de roupas velhas, que devem passar por remendos e reformas, você começou tropeçando! Me refiro aqui às roupas novas, recém compradas em lojas.

Para o seu visual ser harmônico e “cair bem”, você precisa verificar alguns detalhes sobre as roupas que compra: Caimento, comprimento e largura, por exemplo. Quando a peça é apertada demais, não há o que fazer. Porém, quando ela está maior do que o desejado, sempre podemos (e devemos) ajustar ao nosso corpo, fazendo parecer que a roupa foi feita sob medida. Muitas peças que compramos, apesar de serem do “nosso tamanho”, frequentemente possuem cintura larga demais, mas mangas ajustadas. Ou, o contrário acontece. Apenas com mão de obra personalizada, você fará uma peça caber perfeitamente em você. Sendo assim, principalmente se o tecido da sua peça for de alta qualidade, vale muito a pena fazer ajustes com costureiras.

Dica Nº 2: Esteja adaptado ao grau de formalidade da ocasião em que você se encontra

 Esteja adaptado ao grau de formalidade da ocasião em que você se encontra

Aprender a diferenciar o dress code da situação em que você se encontra é crucial: Nada de exageros de formalidade em primeiros encontros, por exemplo. Nestes casos, evite camisas sociais e polos muito básicas, que passam a sensação de vestimenta profissional. A melhor opção é personalizar o look e dar a sua cara ao seu visual, mas sempre mantenha em mente o lugar para onde vai e o quão formal ele é.

Além disso, nada de ser menos formal do que a situação exige! Moletons e mochilas largas em escritórios? Nãããão! Antes de preparar o seu look final, reflita sobre o lugar para onde você está se preparando e confirme, com muito bom-senso e criticismo, se está tudo OK.

Dica Nº 3: Tenha camisetas e calças jeans básicas, que formam diversas combinações

Essa dica mata dois coelhos com uma cajadada só: Você se veste bem e poupa investimentos no seu guarda-roupas. Sendo assim, jeans ou sarja escura são peças para a parte inferior que combinam com quase qualquer peça. Com 3 variações de calças básicas, independentemente de como forem as suas camisetas: Esportivas, polo, estampas de banda, etc., você terá inúmeras combinações para fazer.

O mesmo vale para camisetas básicas: Com pouca ou nenhuma estampa (listras e xadrez não contam), caso queira vestir com uma jogger, calça listrada, chino ou bermuda xadrez, a combinação será possível e ficará muito elegante.

Dica Nº 4: Inspire-se em famosos (estilosos) que possuam um corpo parecido com o seu

Inspire-se em famosos para se vestir melhor

O ser humano é um especialista na arte de imitar. Então, se você não for um especialista da moda, não estará livre de ter que contar com a influência de outra pessoa que você construa o seu estilo. A moda está sempre mudando e, para sermos bem-vistos, precisamos segui-la de alguma forma.

Celebridades e influencers, principalmente as que estão mais envolvidas com a moda diretamente, são ótimas inspirações. Por isso, procure alguém com um porte físico similar ao seu, que seja ativo nas redes sociais e pegue ideias. Nunca se perguntou por que as mulheres gostam de seguir muitas outras, tão lindas quanto elas mesmas, em suas redes sociais?

O segredo para o bom-gosto é exercitar o criticismo estético! Homens elegantes devem passar pela sua timeline com maior frequência caso você queira melhorar seu visual. Plataformas como Instagram ou Pinterest são ótimas para buscar referências estéticas e se inspirar!

Dica Nº 5: Evite peças apertadas demais

Quando for às compras e estiver experimentando uma peça, olhe bem para ver se ela não está apertada. Diferentemente das peças largas, você não conseguirá ajustá-la, e ela irá necessariamente prejudicar o seu visual caso seja inserida em seu visual. Além disso, peças excessivamente slim dão a impressão de infantilidade e imaturidade, tirando a harmonia que suas vestimentas podem expressar em conjunto com seu corpo. Nada de “mamãe, estou fortinho”, seja em visuais despojados ou formais.

Dica Nº 6: Defina um visual para as situações cotidianas baseado em sua personalidade

Por último, mas não menos importante: Seja você mesmo! Afinal, não adianta de nada seguir todas essas dicas para se vestir bem se você não estiver confortável e feliz consigo mesmo.

É ótimo entender os conceitos da moda, acompanhar as tendências e seguir pessoas que sirvam de referência para você na hora de se vestir. Por outro lado, copiar o visual de alguém pode lhe fazer mal. Se seu estilo não bater com quem você é, principalmente aqueles que lhe conhecem melhor, perceberão que há algo estranho rolando. Eles notarão que algo não está em harmonia com você e o efeito estético não irá colar.

Afinal, vestir-se é uma maneira de se expressar! Portanto, se você possuir um estilo esportivo, geek, tradicional de alguma região ou até mais básico/neutro, procure se caracterizar este traço da sua personalidade em suas roupas. Mas claro, sem exagerar: Estipule um conceito e aplique-o com moderação, pois este é o segredo da moda saudável.

E aí!? O que achou dessas 6 dicas para se vestir bem? Conte nos comentários como isso influenciou na sua visão sobre moda e em quem você tem se inspirado para montar seus looks.

Confira também: 8 dicas de acessórios masculinos que são tendências

Ianne

Apaixonada por criação de conteúdo, design, cinema e jogos eletrônicos (e-sports), também atua como redatora e ghostwriter para blogs dessas e muitas outras áreas.