Moda Alternativa: Como customizar sua mochila

Adeus mochila básica!

Muitas vezes temos a ideia de que mochilas são acessórios voltados para estudantes escolares, mas esquecemos que quando vamos viajar, ir para a academia ou faculdade, muitas vezes recorremos às nossas velhas amigas do ensino básico. Customização de mochilas é uma técnica para quem gosta de chamar a atenção e demonstrar o seu estilo, não só nas vestimentas, mas em acessórios extras também. Abra a sua mente e faça a sua própria criação: você estará exercitando sua criatividade e terá um item personalizado com a sua cara, para a situação que você escolher levar a sua mochila customizada. Aprenda hoje maneiras de customizar sua mochila e deixar ela com um aspecto diferenciado, fugindo do comum.

1. Bottons

Começando do mais conhecido e popular, e também mais antigo, os bottons são amados por membros da moda geek, metalhead, rock e gamer. Essa é a maneira mais clássica de customizar uma mochila. Puxe o grampinho, escolha um local que não será incômodo (próximos ao zíper, por exemplo) e demonstre por aí os seus gostos pessoais. Além dessas modas, muitos bottons com humor ou protestos políticos estão sendo vendidos por aí: andar com bottons na mochila ou na jaqueta pode ser uma maneira mais fácil de conhecer pessoas com filosofias parecidas com a sua, ou manter pessoas possivelmente incômodas longe.

2. Tachinhas e Spikes

Outra opção são as tachinhas e spikes e geralmente é muito popular entre comunidade mais alternativa. Você pode utilizar em pontos mais específicos da mochila, deixando mais discreto, ou completá-la com esses “ferrinhos”. Caso queira deixar uma pegada mais leve, também pode colorir os spikes. Cuidado para não se cortar com a tachinha que fica do lado interno da mochila!

Mochila com tachinhas
Mochila da Foto: feira da madrugada SP

3. Broches ou Pins

Uma moda muito popular atualmente são os broches ou, com um nome mais moderninho, os pins. Muitas lojas oferecem vários modelos e conjuntinhos desses pingentes. Existe também os pins temáticos e é fácil encontrar diversos modelos, basta pesquisar: gatinhos, plantas, comidas, arco-íris, séries da Netflix. Exercite sua criatividade e utilize-os em sua mochila! Esses enfeites podem passar a impressão que quiser, elegante e discreta, divertida e colorida, amante de séries, mãe de gatos, basta procurar os que mais combinam com sua personalidade. Lembre-se: sua personalização fica mais harmônica quando o detalhe tem a ver com você.

4. Pinturas

Mochila customizada pintada a mão.

Você manda bem em desenhos ou pinturas? Então por que não customizar sua mochila e ainda praticar a sua arte? Se você possuir uma que seja mais antiguinha e básica, tente pensar em como revivê-la: Associar com algum país de cultura que você goste, pinturas abstratas ou até preenchê-la com listras ou bolinhas. Você tem o talento em suas mãos e ao utilizar uma mochila mais velhinha, não terá o que perder. Se lhe agradar, pronto! Quem sabe não vira um DIY e você já monta um negócio de customização de tecidos, hum!? Use tinta para tecidos (se este for o material da sua mochila) ou acrílica para outros materiais.

5. Renda

Uma versão mais feminina e delicada dos patches, rendas exigem conhecimento de técnicas de costura. Se sua intenção é algo menos chamativo, apenas para deixar a sua mochila diferente das outras, renda é a melhor opção. Cubra os bolsos da sua mochila e a deixe com duas cores contrastantes, mesmo que o seu acessório seja de cor básica. Sua mochila ficará muito meiga e simpática!

6. Patches

Patches coloridos para customizar a mochila.
Patches na foto: AlieExpress

Os patches são figuras bordadas, que podem ser feitas à mão ou adquiridas separadamente. Elas possuem uma pegada mais vintage, mas quando adicionadas na mochila parecem menos um item personalizado e mais um detalhe original do produto (se comparado com os bottons, por exemplo). O segredo para mandar bem aqui é o bom-gosto. Escolha patches de coisas que você gosta e que transmitam um pouco da sua personalidade. Adicione em uma mochila básica em pontos que pareçam naturais e torne a sua mochila uma personalização que muito bem poderia estar sendo produzida em massa por grandes marcas do mercado. Assim como na pintura, esta pode ser uma ideia para negócios caso os seus resultados sejam bons!

7. Tecido

Caso não possua habilidades de costura, esta é uma versão como a renda e os patches, mas que pode simplesmente ser colada em um espaço específico da sua mochila. Procure por tecidos do seu agrado: bolinhas, listras, flores, estrelas, você escolhe. Caso queira algo mais discreto, apenas para fugir do comum, escolha cores contrastantes e sua mochila ficará muito simpática também.

8. Água Sanitária

Pode parecer loucura e, na verdade, é mesmo! Provavelmente você já manchou uma roupa sua com “clorofina” e perdeu uma das suas peças favoritas! Quem nunca? Porém, com mochilas, apesar de bastante experimental, o processo pode ficar incrivelmente estiloso. Recomendo que utilize uma mochila mais antiguinha, de não tanto uso, pois o resultado pode ser um pouco imprevisível. Além disso, sua mochila deve possuir uma corzinha para que o “branco” criado pela água sanitária se misture com a cor original, criando um aspecto abstrato de nuvens, oceanos ou arco íris. O nome da técnica é “Tie-dye” e você pode procurar por tutoriais na internet para aumentar a sua chance de sucesso!

9. Chaveiros

Se você chegou até aqui, mas ainda não achou a alternativa ideal, é (muito provavelmente) porque você é mais reservado(a) e procura uma alternativa, ou menos trabalhosa, ou menos chamativa. Clássicos e talvez nem tão na moda assim ultimamente, os chaveiros podem enfeitar a sua mochila de maneira simples, mas características. Você precisará procurar bastante para achar o que mais lhe agrada, mas referente a tópicos e temas, as possibilidades são infinitas. Feirinhas e lojas regionais podem ser alternativas criativas, não encontráveis na internet, para personalizar de vez o seu acessório.

Considerações finais

Moda alternativa: mochila customizada pintada a mão.


Mesmo que a mochila não faça mais parte do seu uso diário, em alguma situação sempre precisamos recorrer a ela. Além do mais, se você não está mais estudando, muito provavelmente possui alguma guardada. Mesmo que não vá utilizá-la, tente personalizá-la em seu tempo livre. Além de um recurso de moda, pintar e exercitar a criatividade é um ótimo exercício para descansar a mente e ter um mindset equilibrado. Customizar uma mochila antiga é a maneira perfeita pra isso. Boa sorte!

Ianne

Apaixonada por criação de conteúdo, design, cinema e jogos eletrônicos (e-sports), também atua como redatora e ghostwriter para blogs dessas e muitas outras áreas.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *