7 Dicas de cuidados com a sua mochila

Photo by Lina Verovaya on Unsplash

A mochila é um acessório prático para o dia a dia. Além de manter em segurança os pertences também dá mais mobilidade e leveza para carregar o que for preciso. 

Além disso, as mochilas são super versáteis. Elas são usadas para o dia a dia, ou no trabalho, na faculdade e escola. Mas também para passeios, viagens e até como acessório de moda. 

Contudo, é preciso garantir alguns cuidados básicos na mochila. E assim manter as suas características originais, como a cor. Mas também para que permaneça sempre nova, limpa e resistente. 

Portanto, precisa de cuidados como higiene e limpeza, armazenagem adequada, evitar a exposição solar e também a chuva. Tudo isso será relevante para manter a mochila em estado de nova e ter ela durante muito tempo.

Se você gosta muito de sua mochila e quer saber como cuidar, acompanhe essa dicas básicas para manter de cuidados com ela.

1 – Cuidados especiais com mochilas de couro

As mochilas feitas em couro precisam de maiores cuidados. Tanto o couro legítimo como o sintético podem apresentar sinais de descuido. Sobretudo o ressecamento e também podem chegar a descascar. 

O primeiro cuidado é em relação ao tratamento do couro. Pois ele precisa ser hidratado com frequência. E isso é feito com produtos específicos encontrados para fins de hidratação do couro.

Mas também existem alguns truques, como o uso de hidratantes corporais e também para o cabelo. Outra opção é a vaselina, que também é ótima para hidratar e reativar o brilho da peça. 

Além disso, o couro, por ser um material muito sensível, deve ficar longe da luz solar e também da chuva. Esses fatores quando muito frequentes acabam diminuindo a vida útil da mochila.

Portanto, fique atento principalmente a:

  • Realizar com frequência a hidratação do couro.
  • Fazer a limpeza para evitar mofos e mau cheiro.
  • Evitar a exposição solar e chuva.
  • Não lavar em máquina de lavar roupas ou deixar de molho.
  • Armazenar em local ventilado e numa posição que não amasse a mochila.

2 – Conheça o material em que a mochila é confeccionada

Existe uma variedade muito grande na confecção de mochilas e de diferentes materiais. Por isso, conheça bem o material em que ela é fabricada. A partir disso poderá saber saber quais cuidados tomar. 

Os materiais mais comuns, além do couro, são os tecidos como o poliéster, o nylon, e o algodão. As mochilas de tecido podem ser mais fáceis de cuidar e lavar.

Além disso, é preciso considerar as suas costuras e também acessórios que a acompanham. Para que na hora de lavar e higienizar não seja danificado algum material.

Portanto, a dica é ficar de olho na etiqueta e seguir as instruções de cuidados conforme cada material.

3 – Mantenha a mochila organizada 

Essa dica vale não apenas como cuidado com a mochila, mas é também útil para facilitar o dia a dia e a perda de objetos. 

Manter a mochila organizada evita que o volume fique desproporcional. Pois isso acaba sobrecarregando o acessório. A dica é que use as divisórias da mochila sempre com equilíbrio. Portanto, separar itens e deixar cada objeto em seu devido compartimento.

Além disso, ao carregar alimentos é importante que tenha um local único reservado para esse fim. Sendo importante que fique bem embalado e que restos e farelos não sejam deixados na mochila. Uma vez que isso provoca mau cheiro, além de acumular bactérias. 

Se carregar notebook ou outros equipamentos eletrônicos, estes também devem ficar em um divisória especial. Porém, se não houver, considere comprar uma pasta para deixar o eletrônico estabilizado. E assim evitar danos na mochila, como furos e rasgos.

4 – Cuidados com sobrecarga na mochila

Uma das principais razões de danos na mochila é a sobrecarga. Que além de diminuir a vida útil do acessório, também compromete a postura corporal, por isso é bem importante evitar o peso.

As mochilas normalmente são confeccionadas para suportar uma determinada quantidade de peso. Confira essa indicação na sua etiqueta e não ultrapasse esse limite. Se for preciso considere comprar uma mais resistente para adequar melhor o material que irá carregar. 

Para evitar a sobrecarga vale a dica da organização da mochila. Faça diariamente uma faxina, retire tudo o que não é preciso carregar todo o dia.

Outra dica: usar versões mini do que carrega nela. Como produtos de higiene, eles podem ser inseridos em pequenos tubos. Isto torna muito mais prático e otimiza o espaço da mochila.

5 – Limpeza da mochila

A mochila precisa ser sempre limpa e higienizada. Pois a poeira e microorganismos podem acabar danificando o material. 

Siga as instruções de lavagem que estão na etiqueta da mochila, conforme o material. Nunca utilize a máquina de lavar roupas, pois ela agride o tecido e acessórios dela. 

Pode usar sabão neutro e água para uma limpeza eficiente. Deixe de molho (se o material permitir), durante algum tempo e depois enxague. É importe que ela seque na sombra. Pois isso irá evitar os riscos da exposição solar.

Para materiais mais sensíveis, basta passar um pano macio e umido. Além disso, outra alternativa é a lavagem a seco, evitando possiveis danos no material.

6 – Como guardar a mochila

O armazenamento da mochila precisa de alguns cuidados. Principalmente se ela ficar muito tempo guardada. 

Utilize um revestimento para armazenar a mochila no guarda roupas. O ideal é colocá-la em uma embalagem, em preferência de tecido ou de TNT. Isso evita o acúmulo de poeiras e permite que a mochila fique ventilada.

Evite lugares muito seco ou muito úmidos. O ideal é que ela fique em local ventilado. Com uma certa frequência retire a mochila e deixe aberta durante um tempo, para evitar odores e bactérias. 

Também é importante considerar a maneira em que será armazenada. O ideal é deixá-la pendurada, para que não comprometa as suas dobras, evitando descascar ou rasgar o material.

7 – Cuidado com a exposição solar e chuva

Claro que o uso da mochila no dia a dia será quase impossível não entrar em contato com o sol ou a chuva. Mas é importante não deixá-la desnecessariamente exposta a eles. 

A exposição solar além de ressecar a mochila também danifica a sua cor, deixando-a opaca, desbotada e sem brilho. Por isso é importante ficar atento. 

Se a mochila molhar com a chuva em seguida já coloque para secar. A umidade pode causar mofos e odores. Portanto, nunca guarde a mochila quando estiver úmida.  

Imagem em destaque: Photo by Uzzal Rana on Unsplash

Bia Cavalheiro