10 dicas para organizar a mala de viagem

Photo by Anete Lūsiņa on Unsplash

Viajar é algo que deixa todo mundo feliz, afinal será divertido, terá novidades, lugares novos e pessoas diferentes. Mas a parte de organizar a mala de viagem pode ser bem trabalhoso e nada atraente. 

A questão é que as malas bem arrumadas e organizadas são a chave para o bom sucesso da viagem. Precisa organizar tudo para que caiba na mala e ainda não esqueça nada em casa e passe algum aperto durante a viagem.

Portanto, separamos 10 dicas sobre a organização da mala. Para que não haja estresses durante o processo de fazer as malas, nem esquecimentos e contratempos.

1 – Planejamento e listagem do que precisa levar na viagem

O primeiro de tudo precisa ser o planejamento que está em conjunto com os planos da viagem. Qual é o clima do lugar, quantos dias irá passar, terá que lavar roupas durante a viagem ou escolher peças certas para cada dia. 

Tudo isso precisa ser muito bem pensado, as roupas e acessórios devem ser escolhidos estrategicamente para a viagem

Além disso, é sempre bom considerar levar as roupas mais versáteis, que servem tanto para um tipo de passeio quanto para outro, assim não fica sem alguma peça de roupa para determinado evento.

Portanto, faça uma lista com todos os itens pensados para viajar. Comece a listar alguns bons dias antes da viagem para lembrar-se de anotar tudo que irá precisar.

2 – Escolha a mala ideal para a viagem

Para escolher a mala é preciso considerar como a viagem que será feita, o estilo da viagem: se é turística, aventeira ou a trabalho e também os acessórios que será preciso levar. Portanto, todos esses detalhes precisam ser considerados na hora da escolha da mala ideal.

Em seguida será definido o tamanho e modelo da mala. O ideal é que a mala tenha várias divisórias internas e bolsos para separar os pertences. 

A dica é encontrar uma mala que ofereça compartimentos diferentes para sapatos, peças íntimas e também para estabilizar o notebook, se precisar carregá-lo. Além disso, bolsos extras também são muito úteis para colocar objetos de uso frequente.

3 – Selecione e organize tudo irá levar na viagem

Escolhido a mala perfeita e com o planejamento em mão é hora de tirar do guarda roupa tudo que irá levar na viagem. Retire todas as peças de roupas, acessórios, produtos, sapatos e o que mais for preciso. 

Mas não coloque diretamente na mala, primeiro deixe tudo estendido sobre a cama e organize por categorias.

Em seguida selecione as roupas por conjuntos que irá utilizar, tal camisa com tal calça. Pois isto facilita muito na hora de encontrar as peças na mala durante a viagem.

Separado e organizado todos os itens já é possível vislumbrar como a mala pode será arrumada. Como quais as peças ficam mais ao fundo e o que precisa ficar mais a frente para fácil acesso.

4 – Separe os calçados

Os calçados não devem estar em contato com as roupas, para não sujar, é claro. Portanto, o ideal é que a mala tenha compartimento especial para calçados, isto facilita a organização. 

Mas, se não tiver cabe a você encontrar um saco, preferencialmente de pano para evitar umidade e garantir a circulação do ar. 

Opte sempre por levar poucos calçados, a dica é um tênis para caminhada, um chinelo e um sapato especial. Os calçados ocupam grande volume na mala, além de causar sobrecarga.

Um truque com os calçados na mala é o uso da touca (que usamos normalmente no banho). Pois, basta colocar os calçados na touca para protegê-los do contato com as roupas, é também eficiente para otimizar o espaço.

5 – Peças íntimas

As peças íntimas também precisam de um compartimento especial, se a mala não dispuser, vale a dica do saco de pano (sempre evite sacos plásticos). O ideal é usar um saco com furinhos para a respiração.

Existem alguns sacos encontrados facilmente em feiras e locais de artesanato confeccionados exatamente para armazenar as peças íntimas durante a viagem. Vale a pena ter alguns. 

6 – Necessaire

As necessaire é um item muito importante para otimizar e organizar a mala de viagem. Pois serve para organizar acessórios, jóias, produtos de higiene, beleza, enfim, uma porção de pequenos objetos. 

Escolha a necessaire ideal para viagens. Além disso, opte por materiais flexíveis, leves e de modelos compactos mais que abrigam muitas coisas. 

Coloque na necessaire tudo que for preciso e não deixe nenhum objeto pequeno solto pela mala. Pois assim será difícil encontrar durante a viagem. 

7 – Toalhas 

As toalhas costumam tomar muito espaço na mala, o que pode comprometer o espaço da bagagem. Primeiro certifique-se de que é preciso levá-la, a maioria das hospedagens dispõe de toalhas para os hóspedes. 

Se não tiver como deixá-la, procure por uma que seja fina e leve, para não atrapalhar no espaço da mala. 

8 – Produtos de higiene e beleza 

Não pode esquecer dos produtos como shampoo, cremes, escova de dentes, além de makes e hidratantes. O problema é o peso e volume que isso causa na mala, portanto, a dica é reduzir as embalagens. 

Em lojas de utilidades e produtos plásticos é possível encontrar pequenos suportes para cremes, shampoos e o que mais precisar. 

Deixe todos os cosméticos maiores em uma versão mini, até para o perfume é possível encontrar alternativa de embalagens menores. Isso facilita a organização da mala e a torna mais leve e prática.

9 – Otimizar o espaço da mala

Algumas dicas podem ser importantes para otimizar o espaço da mala. Se você viu que ficou muito apertado, ou ainda precisa carregar muito mais coisas e não está cabendo, vale a pena pensar melhor no que vai levar. 

Primeiro, considere deixar alguns itens ou opte por outros, o sapato pode ser substituído por algum menor. Além disso, confira se o hotel ou local de estadia oferece secador de cabelo, será menos um um na sua mala.

E não esqueça de escolher as roupas mais versáteis, além disso prefira as peças menos volumosas. 

10 – Como dobrar a roupa para organizar a mala de viagem

Será que existe uma maneira de otimizar o espaço dobrando a roupa de maneira mais adequada? Na verdade sim, o famoso rolinho com as roupas pode ajudar muito. 

Contudo, o problema é que as peças podem amassar, mas, por isso, prefira tecidos que não amassem. Se não for possível, vale a pena conferir se o local para onde vai disponibiliza de ferro de passar roupas. 

Portanto, o ideal é deixar a peça mais compacta possível, tente fazer isso com o máximo de roupas que conseguir. Calças jeans e casacos são os mais importantes, pois o tamanho reduz significativamente quando dobrado na forma compacta.

Bia Cavalheiro