Terno e Mochila? Dá para unir?

A moda formal é com certeza a moda mais rígida em termos de mudança e adaptação: Entra tendência, sai tendência, mas o blazer sobre camisa social nunca desaparece. Juntamente com o terno, os sapatos sociais, a gravata e a pasta de couro fecham o visual da moda formal masculina. A imagem sólida de “homem sério e de negócios” é extremamente resistente e imutável, não cedendo a novas combinações, como o terno e a mochila.

Com algumas novas questões da vida contemporânea como a busca por meios de transporte alternativos, por exemplo, podemos nos deparar com a situação em que um homem veste terno e vai ao trabalho de bicicleta. Porém, naturalmente achamos isso icônico. Gerando muitos olhares curiosos no início, esta situação começou parecendo “ridícula” e aos poucos está cada vez mais comum.

Outra situação que chama a atenção, mas menos comum, é o uso de mochilas com terno: SIM, isto existe e a necessidade para tal é real. Necessitamos carregar contratos, pastas de documentos, canetas, almoço, trocas de roupa para academia, etc. Alguns homens buscam alternativas para a pasta clássica, que não dá conta de todos estes itens, e a mochila parece estar se mostrando como uma boa competidora. Vamos abordar, em termos de moda, os aspectos mais importantes da interação entre terno e mochila.

Por que utilizar?

Como mencionamos anteriormente, o motivo pelo qual esta combinação tem acontecido é pela necessidade de se carregar uma enorme variedade de itens em uma pasta. A verdade é que carregar uma bolsa por aí por longas horas de trabalho pode causar muitas dores nos braços, costas e pescoço. Além disso, é até possível que sua pasta não dê conta de tudo o que você precisa. Se você também passa por essas situações, comece agora a abrir a sua mente e cogite sobre a possibilidade de aderir a esta alternativa.

Mochila e Terno combinam?

Para ser sincero: não facilmente. Como também mencionado anteriormente, a imagem profissional de um homem de negócios é absoluta. Mochilas costumam ser espaçosas, cheias de detalhes, alças e excessos de tiras espalhadas para todos os lados. Esses aspectos definitivamente mancham uma boa aparência. Contudo, tanto para moda masculina quanto para a moda feminina, as grifes estão criando mochilas formais e minimalistas como uma alternativa. Tais modelos possuem um volume menor e normalmente são feitas de couro.

Com uma busca minuciosa, você pode encontrar uma mochila que seja discreta, da mesma cor que o seu terno e somente perceptível caso você esteja de costas. De qualquer maneira, nunca leve para o seu trabalho uma mochila de modelo esportivo apenas porque você tem academia depois do trabalho.

Pontos Negativos do uso de Mochila sobre o Terno

Um dos principais motivos para você não utilizar esta combinação é o preconceito com que outros profissionais irão recebê-lo: Piadas, maus olhares, julgamentos… Você está fadado a ser o “diferentão” caso opte por esta opção e terá que ter uma paciência de santo para se manter firme.

A concepção que a sociedade tem sobre mochilas está atrelada a escolas, estudantes e, no máximo, universitários. É esperado da sociedade que um homem que veste um terno e mochila “tenha mais maturidade do que isso”. Contudo, a verdade é que este é só um conceito tradicional, que não possui exatamente uma base argumentativa que separe estes dois itens necessariamente.

Um motivo real para se preocupar sobre esta combinação é o fato que mochilas danificam a vestimenta a longo prazo. Normalmente quando compramos um terno, queremos que ele dure no mínimo uns 10, 15 anos e, com muito cuidado e dedicação, eles podem vir até a triplicar estes números.

No entanto, não espere tanta durabilidade do seu blazer caso você vista alças por cima dele: As costuras serão fortemente pressionadas e, ao longo prazo, tenderão a ceder com mais facilidade. Apesar de este ser um fato, a outra opção disponível para carregar pastas, roupas e outros acessórios é a pasta de couro, que frequentemente possui uma alça para ser usada sobre o ombro.

Como o peso é jogado unicamente sobre um lado do corpo, a verdade é que pastas de couro podem acabar danificando o seu terno muito mais do que uma mochila caso você tenha que carregar muito peso por aí. Talvez a melhor opção seja realmente encarar a nova tendência, não é mesmo?

Dicas Gerais para não errar caso venha a aderir a esta alternativa

Foto de @mensweartips
  • Não utilize mochilas esportivas, largas, coloridas, espaçosas ou com excesso de tiras.
  • Combine a cor da sua mochila com a do seu terno, ou pelo menos mantenha ambos em tons escuros;
  • Bolsos, zíperes, cordas também são espalhafatosos demais para um look formal. Evite-os.
  • As mochilas mais recomendadas são as de couro, pretas ou marrons. Normalmente são produzidas mais pelas grifes internacionais. Fique de olho no mercado local para pegar alguma novidade nacional, de preço mais acessível.
  • Tome bastante cuidado com o material da sua mochila. Se ela for de couro, você não deve deixar que ela fique com um aspecto envelhecido e enrugado.
  • Peso demais em sua mochila pode acabar danificando seu blazer: seja seletivo no que você vai carregar. Isto também vale para caso você se mantenha na pasta de couro com alça.
  • Não utilize mochilas grandes demais, que irão sobressair seus ombros ou cintura. As mochilas devem ser compactas e discretas.
  • Caso você suspeite que uma das pessoas que encara esta alternativa com desdém seja o seu chefe, evite andar com sua mochila nas costas em seu escritório ou próximo a sede da empresa. Se você comprar a mochila correta, demorará algum tempo para que as pessoas que não prestam muita atenção em você percebam. Uma alternativa é carregar a mochila por aí levando-a na mão ou ombro.

E então!? O que acha desta alternativa? Acredita que ela possa se tornar uma tendência? E você que já utiliza mochila com terno, o que achou? Conte-nos parte da sua experiência nos comentários e ajude a não deixar o uso de mochilas morrer.

Ianne

Apaixonada por criação de conteúdo, design, cinema e jogos eletrônicos (e-sports), também atua como redatora e ghostwriter para blogs dessas e muitas outras áreas.