Como Lavar a Mochila: na máquina ou à mão

Uma das maiores dificuldades de cuidado com a mochila é a sua limpeza. Por isso, hoje nós vamos conhecer algumas dicas para lavar a mochila da maneira correta. 

Afinal, todo cuidado é pouco com a sua mochila. Pois, às vezes, acabamos estragando peças e danificando o acessório. Mas, com algumas dicas simples este processo pode ser mais fácil. Então, fique atento no post e confira como fazer isso. 

Lavar a mochila na máquina 

Fonte: www.freepik.es

É possível lavar a mochila na máquina de lavar? Bom, isto é possível sim, porém com cuidado. E, principalmente, muita atenção ao material de sua mochila. 

Além disso, confira, antes de tudo, a sua etiqueta, pois nela pode conter informações especiais de lavagem. Portanto, se o material for de tecido basta fazer o seguinte:

Em primeiro lugar, esvazie a sua mochila, confira todos os bolsos e os seus compartimentos. Além disso, é preciso cuidar se não há rasgos que acabam se expandindo na máquina. 

Em seguida, coloque em um saco especial para roupas delicadas. Deste modo, você evita que ela pegue bolinhas ou que suas alças enrosquem na máquina. Por isso, essa dica é bem importante.  

Depois disso, coloque na máquina e deixe de molho com algum produto. Neste caso, o uso de sabão em pó ou líquido já basta. Mas, não deixe mais de 1 hora, pois ela pode acabar perdendo a sua tinta. 

Agora, o próximo passo é bater ela, para isso, coloque em uma programação para peças delicadas. Além disso, não é preciso bater muito, no máximo trinta minutos já é o suficiente. 

E ainda, pode usar o processo de centrifugação, porém, veja se a mochila é leve e não irá estragar. Neste caso, se a mochila for mais firme, não centrifugue, pois pode perder a sua resistência. 

Mas, atenção, esta dica não se aplica a materiais de couro (legítimo ou sintético).

Lavar a mochila à mão

Se a peça for de um material mais delicado, com muitos acessórios ou que seja difícil de levar à máquina. Então, o ideal é lavar a mochila na mão mesmo. Para isso, você também pode deixá-la de molho por algum tempo, mas não muito. 

Em seguida, quando ela tiver soltado um pouco da sujeira, utilize sabão e uma escova. Mas, para uso da escova, prefira uma que tenha as cerdas macias e cuidado para não esfregar com muita pressão. Depois disso, basta enxaguar e deixar ela secar naturalmente. 

Na hora da secagem

Seja qual for o material da sua mochila, o processo de secagem é bem importante. Em primeiro lugar, depois de lavar a mochila, deixe-a secando à sombra, pois o sol pode danificar a cor e o material. 

Além disso, evite secar ela na máquina de lavar ou na secadora. Pois, com o calor intenso, é bem possível que a mochila se danifique. Então, apenas pendure ela no varal. 

Outra dica, se tiver vento ou ventilador para facilitar o processo, ajudam muito. Principalmente se você precisar usar ela logo em seguida. 

Bia Cavalheiro

One Comment

Comments are closed.