Como escolher a mochila cargueira

Fonte da imagem: Pixabay

A mochila cargueira ou trekking é ideal para quem quer viajar com mais praticidade. É a mochila favorita dos mochileiros e viajantes que gostam de aventuras, trilhas e mochilões. 

O diferencial da mochila cargueira está na seus diversos recursos para adaptar a carga e o viajante. São mochilas ergonomicas pensadas para que o viajante possa acomodar todos os seus pertences e carregar com facilidade. 

Existe uma infinidade de modelos, tamanhos, capacidade de carga, cores, materiais, preços, enfim, para todos os gostos. A melhor característica que a mochila cargueira deve possuir é a sua resistência.

Além disso, a mochila precisa ser confortável, afinal para viagens normalmente ela será carregada em trilhas e em deslocamentos durante a viagem. Portanto tudo isso deve contar na hora de escolher a melhor opção.

O tamanho ideal e a capacidade em litros

O primeira detalhe na hora de escolher sua mochila é o tamanho e a capacidade de volume que ela suporta. Pois as mochilas de carga trazem a medida de suporte em litros, que podem variar de 30 até 80 litros em média.

Normalmente é considerado 5 litros para 1 kg, então esse já o primeiro ponto a considerar na escolha de sua mochila. Verifique o tempo de viagem e tudo que precisará carregar para poder escolher a capacidade da mochila. 

Mas é bom lembrar que a medida por litros é para você ter uma noção do volume que ela suporta, então considere isso. 

O tamanho da mochila também é bem importante, ele será definido conforme a sua estatura e peso. O ideal é que não seja uma mochila muito grande, pois pode atrapalhar os movimentos, principalmente para quem precisa percorrer longos caminhos com ela. 

Considere o tamanho e volume da mochila a partir de suas capacidades corporais. Alguns modelos oferecem diferentes tipos de mochila para homens e mulheres, mas é interessante comprar a adequada para ajustar melhor ao corpo e a estatura física. 

A dica para escolher a sua mochila conforme o tamanho e volume ideal é testar quantos quilos você consegue suportar. Considere carregar esse peso durante um longo período de tempo.

Compartimentos da mochila cargueira

Outro detalhe importante são os compartimentos, ou divisórias da mochila. Evite comprar aquelas com um único espaço para colocar a carga. Será dificultoso buscar os pertences em um único compartimento. 

Por isso, quanto mais opções de divisórias ela tiver melhor será a agilidade. Verifique se há bolsos laterais, eles serão eficientes para que tenha mais facilidade na hora de encontrar objetos que precisa usar mais frequentemente. 

Os bolsos internos são importantes para documentos e objetos menores que não podem ficar perdidos dentro do mochilão.

Outro detalhe é o bolso frontal, o qual também não pode faltar. Pois ali também terá acesso aos objetos que utiliza com mais frequência no dia a dia. Já o bolso de barrigueira será importante para colocar o celular, dinheiro, passagens, etc.

Algumas mochilas tem o compartimento para calçados e para roupas íntimas. É importante conferir esses detalhes, serão úteis para que não fique misturado com as roupas.

Se for preciso levar o notebook é mais um recurso que precisa conferir na mochila cargueira. A maioria tem o compartimento ideal para deixar o computador estabilizado. 

Espaço para equipamentos

Se além das suas roupas e pertences de uso pessoal, ainda precisa carregar barraca e outros equipamentos de camping, precisa ficar atento aos espaços que a mochila oferece. 

A mochila trekking normalmente traz muitos recursos para quem passa a noite em trilhas. Verifique se a mochila tem espaço para barraca, isolante térmico, saco de dormir e até mesmo bastão para acompanhar a trilha

É importante que a mochila disponibilize recursos externos para acoplar esses itens, assim será mais prático e tomará menos espaço da carga. 

Ajustes e Regulagens

As mochilas cargueiras possuem muitos ajustes e regulagens. Isto é para que ela fique ao máximo presa ao corpo, para que seja possível a mobilidade e também conforto do usuário. 

Evite as mochilas que não trazem muitas opções de ajustes. Elas não serão muito práticas, principalmente para caminhadas longas. 

Além disso, preste muita atenção às alças, elas precisam ser largas, resistentes e bem acolchoadas para não machucar. 

O que não pode faltar de regulagens:

  • Peitoral: Essa regulagem não pode faltar. Ela dará maior estabilidade e equilíbrio a mochila, evitando que ela vá para trás, principalmente em subidas. 
  • Barrigueira: Também com a finalidade de dar estabilidade ao corpo e a mochila. A barrigueira também costuma ter um bolso, estilo “pochete” para carregar o celular, dinheiro, documentos. Também ajuda a estabilizar o peso da mochila.
  • Regulagem para altura: Um ajuste que pode ser ótimo para que a altura da mochila não fique inadequada. 
  • Regulagem das alças: E também não pode faltar o ajuste das alças, para que facilite a comodidade do corpo à mochila. 

Qualidade e resistência da mochila

É fundamental estar atento a qualidade da mochila, o material em que é confeccionado, as costuras e resistência. 

Afinal, ela deve suportar grande peso, movimentação, diversos ambientes climáticos diferentes e tudo isso conta. Não é legal rasgar a mochila no meio na viagem.

A melhor dica é o investimento, fuja das mochilas de valores muito abaixo da média. Uma boa mochila cargueira requer um investimento adequado.

Perceba bem o acabamento da mochila, se a costura é bem feita. Se alças e demais regulagens são largas e confortáveis. A flexibilidade do material também é importante para o conforto. 

As mochilas impermeáveis também são uma excelente opção, deve tomar esse cuidado na hora de comprar. 

Acessórios que acompanham a mochila de viagem

Alguns recursos extras acompanhados na mochila podem facilitar muito a vida do viajante. Por isso, vale a pena estar atento na escolha da sua mochila para as seguintes opções de recursos:

  • Capa de chuva: Mesmo se a mochila for impermeável é possível que tenha algo acoplado a mochila, como saco de dormir, barraca, etc. Portanto a capa é um item bem útil. 
  • Bolsa extra: Se não quer carregar o seu mochilão para todos os lugares durante a viagem, a bolsa extra será necessária. Algumas mochilas oferecem o recurso da bolsa extra acoplada ao mochilão, sendo extremamente prático.
  • Telas de ventilação: Ideal para que não a mochila não esquente com a temperatura corporal ou climática, evitando odores ruins e proliferação de bactérias. 

Confira também dicas para saber escolher a mala de viagem ideal para você.

Bia Cavalheiro