Quem nunca marcou aquele encontro no parque do centro da cidade, mas colocou o calçado mais novinho para impressionar e acabou com calos e bolhas que doeram a semana seguinte inteira!? Ou aquela festa da corporação em que todo o setor também foi convidado e você vestiu o salto mais alto para marcar presença, mas no outro dia mal conseguia andar!? É… dias sombrios na vida de uma mulher. Mas não é só de tristezas que a moda vive! Os estilistas perceberam, e hoje vamos ver uma tendência do momento que veio para não mais proporcionar dor e maus-bocados para aqueles que gostam de se sentir elegantes e atraentes. A moda comfywear está dominando as redes sociais, passarelas e até os ambientes de trabalho! Duvida? Vamos dar uma olhada nessa nova tendência da moda em 2020 e entender porque o estilo comfy é tão agradável.
Comfywear: O que significa? Como nasceu?
O termo “comfy” deriva de “comfort” (conforto em inglês) e nada mais é do que uma fuga das roupas desconfortáveis, em especial as super-apertadas (como as calças skinny, por exemplo) que estavam na moda até poucos anos atrás. A moda comfywear nada mais é do que uma necessidade que a sociedade precisava para parecer cool e relax ao mesmo tempo.
Quais peças fazem parte dessa tendência?
A necessidade mais óbvia eram os calçados: Sandálias e scarpins podem ser bem desconfortáveis e machucar muito os pés, principalmente quando seus saltos são muito altos. A presença de tênis, papetes, mules e squared-toes começou a aparecer nos visuais de rua com muita frequência, ganhando muitos corações por aí. Os saltos também foram trocados por modelos flatform e o tênis branco ganho um destaque especial, sendo combinado até mesmo com vestidos.
A tendência comfy não parou, atingindo logo em seguida às calças: as skinnies, que dominaram o street style por mais ou menos uma década estão desaparecendo: em seu lugar, as calças moletom, de modelos slim ou jogger, estão dominando e confortando muitos corações por aí. Não é gostoso saber que o moletom finalmente não é mais visto como “roupa de casa”?
Pra quem não curte o moletom tanto assim, mas ainda quer fugir do jeans, pode apostar em um dos diversos modelos de calças que estão ganhando um espaço no guarda-roupa (e coração!) feminino: pantacourts, clochard, cargo, cenoura, alfaiataria e até mesmo calças jeans em versões mais larguinhas, como as mom jeans. Procure por looks com essas peças e veja qual combina mais com seu estilo.
Além disso, peças como blusas de malha, cardigans, macacões, bandanas, lenços… tudo de malha bem fininha e soltinha no corpo. Todos estes itens também fazem parte da comfywear e compõe a moda mais relaxing que as nossas gerações já presenciaram. É hora de se atualizar e não ter vergonha de estar confortável no seu look. Quanto mais naturalidade passar, melhor!
Quando vestir-se de maneira Comfy?
Quando falamos que a moda comfy estava dominante até em ambientes de trabalho, nos referíamos principalmente a quem está trabalhando de home office, que é, também, uma nova tendência de 2020. O trabalho é em casa, mas nada de desleixo. Participamos de videoconferências, recebemos visitas inesperadas, sejam de trabalho ou de família, recebemos entregas. Também ocorrem imprevistos e precisamos sair durante o dia. Enfim: existem inúmeras situações que não permitem que quem trabalha de home office possa passar o dia inteiro de pijama, principalmente por que isso não é benéfico para autoestima. Para dar aquele up na moral e um chega-pra-lá na preguiça, o ideal é se vestir adequadamente para um trabalho um pouco mais tranquilo do que o tradicional, que permite todo o aconchego que a moda comfy proporciona.
Fora de ambientes de trabalho, fica ainda mais fácil encontrar exemplos concretos da moda comfy! Para crianças, até os uniformes escolares tendem a ser de moletom para o inverno e malha para o verão; Os universitários, que precisam passar longas horas em salas de aula e saguões amam o moletom, vestindo até mesmo blusões cangurus no inverno; Tênis já faz parte até de looks formais femininos, e por aí vai. A moda comfy pegou e a tendência é que só se expanda. Esteja por dentro da moda, acompanhe influencers de bom gosto e tome-as como inspiração para incluir algumas dessas peças no seu dia a dia.
Dicas para não errar nesta tendência
Investir em peças mais confortáveis e parecer “esportiva” demais pode gerar um certo receio para algumas mulheres, mas é possível usar desta moda e ainda manter seu estilo. Para começar, peças esportivas podem ser de muita ajuda: conjuntinhos de moletom, tênis de amortecedores de cores neutras e calças joggers combinam muito bem entre si e com outras peças menos casuais do guarda-roupa, seja para uma caminhada ou saída ao ar livre com as amigas no fim de semana. Contudo, não conte só com os artigos de esporte para compor seu armário para que você não esteja limitada. Em dias quentes, combinar vestidos soltinhos com uma sandália flatform ou um tênis branco pode ser muito confortável e lhe poupará de ter que pensar em peças demais. Tente testar e montar combinações de peças mais “arrumadinhas” com itens mais casuais ou até mesmo esportivos.
Para o meio formal, uma alternativa para sapatos são os mules, que foram sucesso nos anos 90 e que estão de volta; já para looks casuais de inverno, blusões, suéteres e cardigans fecham a composição. Para acessórios, aposte em itens como lenços, bandanas, os queridinhos scrunchies e até mesmo mochilas para substituir as bolsas.
Além de dicas de peças, para você compreender ainda melhor a teoria por trás da comfywear, traremos a teoria de cores que mais combina com este estilo. Quando falamos de conforto e naturalidade, queremos trazer cores que refletem bem a luz do dia e que não são espalhafatosas ou escuras demais. Cores neutras e tons terrosos são excelentes, individualmente ou em combinação. Verde musgo ou militar, cinza e caqui também são ótimos componentes.
A tendência comfywear também vale para os homens?
Sim, ela vale! Principalmente no inverno, os homens devem abusar de suéteres, cachecóis, blusas de tricô, blusões cangurus e calças de sarja chino. Além desses itens, calças moletom jogger e slim, assim como para mulheres, são ótimas pedidas. Para eles, o tênis é ainda mais tradicional do que para as mulheres. Apesar da facilidade de adaptação, porém, é muito mais fácil para um homem acabar parecendo “malvestido” ou “desleixado” caso exagere no conforto. Eles precisarão de bastante classe e bom-gosto para parecem tão estilosos quanto as mulheres dentro deste estilo.
Por falar em moda comfy, existe algo mais confortável do que as pochetes? Confira também: como usar pochete: saiba tudo sobre essa nova tendência